Esse nome difícil significa o aparecimento de pequeninos nódulos esbranquiçados ao longo do fio de cabelo. Ao passar a mão pelo seu fio de cabelo você sente áreas ásperas, em diversas alturas do comprimento.
O que é isso?
Essas bolinhas representam áreas em que houve separação parcial das fibras que formam o cabelo, ou seja, é uma área de fragilidade do fio onde ele poderá quebrar com facilidade. Elas ocorrem quando a camada mais externa da haste capilar foi danificada. Essa camada era a proteção da fibra, que foi perdida.
A quebra do fio nestes locais acontece com mínimos traumas como pentear, passar a mão ou até espontaneamente.
Na prática, a mulher nota que seu cabelo está áspero, não cresce e se a quebra for muito perto do couro cabeludo pode até aparecer área de falha.
Por que isso acontece?
A causa mais frequente são os traumas mecânicos ou químicos:
- Água quente no banho;
- Uso constante de secador em altas temperaturas;
- Prancha/chapinha;
- Tinturas, luzes;
- Qualquer tipo de alisamento;
- Escovação excessiva, com escova inadequada ou com muita força;
- Exposição solar sem proteção aos fios.
Tratamento da Tricorrexis Nodosa:
O tratamento da Tricorrexis Nodosa consiste principalmente em eliminar os fatores causadores do dano. Diminua as colorações, pare de alisar, use o secador em temperatura mais baixa distante do fio, use proteção solar e diminua a temperatura do banho. Capriche nas hidratações, nutrições e reconstruções dos fios, no salão ou em casa.
O dermatologista poderá lhe orientar como fazer esta sequência de cuidados com máscaras da forma correta além de prescrever tônicos e vitaminas que fortifiquem o cabelo e acelerem o crescimento dos fios.
Importante ter em mente que uma vez que o dano ocorre, não há como revertê-lo. Os fios danificados somente serão eliminados com o crescimento de um fio novo mais saudável. Para substituir totalmente aquele fio levará em média de 2 a 4 anos dependendo da velocidade de crescimento dos fios!!!
Atenção: Existem doenças genéticas onde desde a infância existe este tipo de nódulo nos fios e outros familiares apresentam o mesmo problema. Nestes casos é essencial o acompanhamento médico.